• 07.05.2014
  • Publicado por Karla Souza
  • QPC
Foto Artigo

Porque comer de 3 em 3 horas?

PULA REFEIÇÕES PARA FICAR MAGRINHA? SABE NADA, INOCENTE!

Comer de 3 em 3 horas, sempre!

Antes de começar o post propriamente dito, olha como funciona a rotina de um lutador de sumô:

- Os lutadores de sumô acordam bem cedo, geralmente umas 5 horas da manhã, pulam o café da manhã e enfrentam uma jornada extenuante de 5 horas de exercícios chamada keiko. 

Depois disso tomam banho e fazem a refeição principal do dia: um ensopado rico em proteína denominado chanko-nabe. É uma sopa espessa, saudável, feita com peixe, algas, alho-poró, cogumelos, shitake, brotos de feijão, tofu, macarrão, frango, porco, salmão, vieiras, ovos, arroz e finalmente molho de soja.

Eles comem esse prato acompanhado de mais arroz e completam com cerveja ou saquê.

Depois dessa refeição pesada, sabe o que eles fazem? Cochilam! Sim, enchem a barriga e dormem por horas.

Em seguida acordam, jantam e dormem de novo.

No dia seguinte acordam e seguem a mesma rotina.

Fazem isso todos os dias, durante anos.

Fiquei tentando entender como funciona isso. Se você parar pra pensar, eles se exercitam muito, 5 horas pos dia. E como pulam o café da manhã, eles estão famintos na hora da primeira refeição, o que os leva a comer muito além da conta…

Um dos maiores erros que eu cometia, quando estava gordinha, era o de pular refeições. Isso me deixava ansiosa e acabava em compulsão alimentar na próxima refeição.

Já disse antes: Não sou nutricionista, mas pelo que venho aprendendo ao longo de minha jornada, quando a gente não tem uma rotina diária de alimentação de 3 em 3 horas o corpo entende que você não tem alimentos disponíveis para se nutrir, então, sempre que ingere algo ele tenta armazenar ao máximo, resultado: você vai acumulando gordura. 

Quando recebi minha dieta com 06 refeições diárias pela primeira vez, a exatos 04 anos atrás, eu me assutei, achei que tinha muita comida e que eu iria engordar ainda mais. Contudo, comer de 3 em 3 horas Aumenta o teu metabolismo e evita ataques de compulsão. Outros benefícios que uma dieta equilibrada e de 3 em 3 horas, são:

- Mantém nosso nível de energia alto;

- Evita a destruição da Massa Magra : quando a gente fica muitas horas sem comer o nosso organismo fica privado de receber os aminoácidos dos alimentos, então vai buscar nos nossos músculos,  o famoso CATABOLISMO, ou seja, destruição muscular. As consequências disto são : um corpo flácido e um metabolismo baixo. Quem não conhece uma pessoa que quase não come, é magra mas é toda molinha e sem músculos? Sempre digo: Se treina certinho, é magra mas balanga é porque não está comendo direito. Rsrs

- Diminui o armazenamento de gordura; Comer de 3 em 3 horas vai evitar que o seu corpo dê start  no mecanismo de sobrevivência, que faz o armazenamento de gordura. Além disto, faz diminuir a quantidade de calorias que se consome em cada uma das refeições, assim seu organismo utiliza toda a comida como energia, ao contrário do que acontece quando comemos poucas vezes ao dia. Quando ficamos muitas horas sem comer, nossa tendência é comer mais do que o nosso corpo precisa, então o nosso organismo vai armazenar parte dessa comida sobre a forma de gordura, para quando mais tarde precisar.

Resumex: Vamos comer mais vezes por dia e de maneira mais saudável para que assim a gente sinta mais energia, disposição, pra gente parar de ‘guardar banhas’ e chegar ao corpo que tanto sonhamos.

Afinal, é melhor ser grilo que lutador de sumô ,né?

Beijos da grila

Karla Souza

Localizar

Mais acessados
Categorias

Karla Souza

healthy & happy lifestyle

Vem cá que vou te contar como e quando tudo começou:
Conheça minha história.

Newsletter

  • Facebook
  • c

Categorias

Copyright © Karla Souza 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por ClickAtivo